NY: uma cidade cheia de particularidades

Esqueça tudo que você sabe sobre Tempo e Temperatura, até mesmo se é de São Paulo, como eu. Sair de manhã, passar muito frio, mas se sentir mais confortável à noite, é algo que não estamos acostumados no Brasil, não é mesmo? Mas aqui você vai se adaptar e, até mesmo, gostar! Será muito comum você achar que a temperatura aumentou na parte da noite, mas saiba que isso não é só uma sensação. De fato, em alguns dias a temperatura costuma ser mais agradável à noite mesmo. Claro que isso não se encaixa para o inverno, que é bastante rigoroso em Nova Iorque.

Me preparando para o frio!
Me preparando para o frio!

Ainda estamos no outono, mas já posso começar a ter uma ideia de como será o inverno aqui. Estou me preparando psicologicamente, principalmente para enfrentar as baixíssimas temperaturas, e o forte vento, que já na semana passada chegou a 32 km/hora, deixando a sensação térmica ainda mais baixa. Junto com a neve, o vento é o que faz o inverno nova-iorquino ser tão terrível. Que eu tenha forças para suportar e sobreviver! Hehehehe

Outra coisa que notei muita diferença são as farmácias. Diferentemente do Brasil, onde as farmácias têm muitas restrições sobre o que vender, aqui você pode comprar de tudo: de remédio, claro, a material de papelaria. Cada farmácia é praticamente um supermercado.

IMG_20141124_193333361

Acho ótimo poder passar em uma das centenas de Duane Reade (a maior rede de farmácias de Nova Iorque) e poder comprar um queijinho para o lanche, um carregador para o celular ou uma caneta marca texto. Eu jamais poderia comprar coisas tão diferentes em uma farmácia brasileira. Então, como isso é novidade para mim, passo horas passeando pelos corredores e fuçando nas prateleiras das Duanes…

IMG_20141124_192945276

Esta é mais uma das praticidades que a cidade proporciona, assim como o fato de ter muitas “Groceries” espalhadas pela cidade. Estas lojinhas ou mini-mercados, que podem ser encontradas em cada esquina, ajudam muito num momento de necessidade ou simplesmente quando dá aquela preguicinha de ir até o mercado. Mas, se você resolver comprar algo em uma Grocery, fique atento ao prazo de validade. Já tive a experiência de encontrar vários pacotes de pães vencidos aqui perto de casa. Então, fica a dica!

New-York-Deli-and-Grocery-on-Metropolitan-Avenue-e1300751107908

Por último, não posso deixar de falar de algo que me impressionou muito desde que cheguei: a gentileza das pessoas no comércio. Em todas as compras que fiz aqui, sempre ouvi frases como: “Olá, como você está?”, “Tenha um bom dia” etc. E isto é algo que nós, brasileiros, precisamos aprender, pois não há melhor do que ser bem atendido em alguma loja. Este é o tipo de atitude que realmente faz a diferença e que melhora o dia de qualquer pessoa. Fica mais uma dica!

 

 

 

 

 


4 comentários sobre “NY: uma cidade cheia de particularidades

    1. Nivaldo, em alguns lugares no Brasil as pessoas são bastante gentis, mas em SP, isso não é muito comum. Em todo lugar que eu entro aqui, as pessoas sempre perguntam como estou e me desejam um bom dia. Acho que isso poderia ser uma prática no Brasil também. Seria muito legal! 🙂

      Curtir

  1. As farmácias são incríveis mesmo, eu passava horas se deixasse na CVS ou na Walgreens. Conferia cada centímetro das prateleiras, repletas de novidades de bujiganguinhas adoráveis. Outra coisa legal são as lojas baratinhas de artigos para festa, tem coisas incríveis e que nunca havia visto por aqui, sem contar nos preços quase irrisórios, claro! 😉

    Curtir

Deixe um comentário